sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como Melhorar a Relação ?





"A discussão deve avançar na procura das melhores oportunidades de promover um encontro positivo entre pais e professores. Para isso acontecer, alguns conceitos precisam ser revistos. 

Perceba a construção da família atual e não mistifique o modelo do passado como ideal.

Tenha claro que é direito dos responsáveis pelos estudantes opinar, fazer sugestões e participar de decisões sobre questões administrativas e pedagógicas da escola. "A educação é um serviço público,
e o pai, um cidadão que deve acompanhar e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino", afirma a consultora pedagógica Raquel Volpato, de Botucatu (SP).
Apóie a Associação de Pais e Mestres, para que ela não se restrinja a apenas arrecadar dinheiro. Não dá para contar com os pais apenas na organização de festas. 
Para os professores as reuniões de, pais, têm que ser bem objetivadas bem definidos e para que possa conhecer as famílias e a comunidade em que a escola está inserida. Planejamento é essencial. "A reunião não pode ser vista como uma prestação de contas", diz a pedagoga Márcia Argenti Perez. 
Reflita sobre os preconceitos e as discriminações existentes na escola. Não é necessariamente o grau de instrução do pai e da mãe que motiva uma criança ou um adolescente a estudar, mas o interesse em participar de suas lições de casa e da vida escolar. "Como muitos pais têm um histórico de exclusão e fracasso escolar, existe medo e vergonha de trocar ideias e conversar com os educadores", afirma Márcia. 
Não parta do princípio de que a família precisa ser ajudada pela escola e sim de que a escola precisa dela. 
 Todo diretor tem que dar conta da participação familiar e para isso a gestão não pode ser autoritária."



Fonte: Revista Nova Escola



OPINIÃO: A reportagem acima retrata uma situação tal como ela é, pais que não interagem com a vida escolar de seus filhos devido a avaliação que fazem de si próprios, sentem vergonha e assim não conseguem se colocar perante a escola, fazendo com que ocorra o distanciamento entre ambos.

Não percebem que um erro, cometido no passado por algum motivo, pode continuar a passar de geração pós geração devido ao mesmo pensamento.
É uma situação difícil e constrangedora, porém com chances de começar de novo, e nada melhor que você melhorar a relação com a escola, começando primeiro por você, conversando com os educadores, tirando dúvidas, críticando se for necessário, criando, etc.
Pois quem faz a escola é uma FAMÍLIA.


Por: Wilma Silva

Nenhum comentário: