domingo, 6 de novembro de 2011

A família inserida na educação dos nossos alunos.

  Será que sabemos lidar com o desinteresse dos pais pelo aprendizado de seus filhos corretamente? Será isto uma questão de escolha e aceitação? Será que devemos aceitar que a família de nossos alunos tem muitas outras atividades consideradas mais importantes por eles para se dedicarem do que a educação de seus filhos?
  A vida cotidiana corrida dos pais acaba levando a maioria deles  a pensarem que já é mais que o suficiente  leva-los  e busca-los na escola, mesmo que esta ação seja uma tortura para muitos desses pais, que muitas das vezes para melhorar está situação acaba pagando o transporte escolar.
  Conduzir os filhos até a escola deveria ser pensado de outra maneira, deve ser como conduzi-los ao conhecimento, a algo que lhe da prazer, algo que mudara seu estilo de vida e conduzira suas escolhas futuras,"as escolhas de seus filhos".
  Se a questão da educação fosse discutida  e refletida desde cedo pela família, a maioria dos mesmos pensarem sobre este assunto seria diferente, não haveria tantos alunos desmotivados e sem interesse nenhum pelo prazer de aprender, pois é necessário os pais dos alunos terem prazer em discutir sobre este assunto.
  Paulo Freire disse: "Mudar é difícil mas é possível", esta citação foi vivida por ele mesmo, pois a maioria que os conhece sabem que sua maneira de agir marcam até hoje  a educação, sabem também que em sua época como existem até hoje muitas dificuldades e limitações, mas nem por isso ele desistiu de ensinar  e reformular muitas situações com relação a educação.
  Uma boa reformulação em alguns aspectos  da educação devem ser feitas, pois em todo tempo há mudanças no estilo de vida, na história, na cultura, incluindo inovações tecnológicas e a educação deve andar e evoluir com todo este contexto de nova sociedade, pois os pais, os alunos e professores vivenciam  toda esta evolução que a cada dia anda mais rápido, temos que pensar além  de tudo isso que os alunos de hoje serão os novos pais dos alunos de amanhã.

Autoria: Talita Santana

Nenhum comentário: