domingo, 27 de novembro de 2011

E nós Pais... Aprendizagens

Alguns dos principais factores etiológicos / sociais que interferem na aprendizagem são:
  • Carências afetivas;
  • Deficientes condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição;
  • Pobreza de estimulação precoce;
  • Privações lúdicas, psicomotoras, simbólicas e cultural;
  • Ambientes repressivos;
  • Nível elevado de ansiedade;
  • Relações intra e interfamiliares;


Segundo Paín o fator ambiental é, especialmente determinante no diagnóstico do problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender a sua coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo ( desvantagem sócio - económico - cultural ).

Muitas vezes, essas situações trazem obstáculos à aprendizagem, não oferecem à criança um mínimo de recursos materiais, de carinho, comprensão, amor.

Alguns tipos de educação familiar muito comum na nossa sociedade são bastante inadequados e trazem consequências negativas para aprendizagem. Os pais podem influenciar a aprendizagem de seus filhos através de atitudes e valores que passam a eles.

A educação familiar adequada é feita com amor, paciência e coerência, pois desenvolve nos filhos autoconfiança e espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender.

De acordo com Paín o problema de aprendizagem que se apresenat em cada caso, terá um significado diferente porque é diferente a norma contra a qual atentae a expectativa que desqualifica.

Percebe-se que se os pais souberem do poder e da força dos seus contatos com seu filho, se forem orientados sobre a importância da estimulação precoce e das relações saudáveis em família, os distúrbios de aprendizagem poderão ser minimizados.

Considera-se fundamental importância para o desenvolvimento posterior da criança e para sua aprendizagem escolar, os sentimentos que os pais nutrem por ela durante os anos anteriores à escola.

É sobretudo, à família, às suas características culturais ou situação económica, que predominantemente se atribui à responsabilidade pela presença ou ausência das pré-condições de aprendizagem na criança.

No âmbito escolar, certas qualidades do professor, como paciência, dedicação, vontade de ajudar e atitude democrática, facilitam aprendizagem.

Todos estes factores anteriormentes referidos interferem com o potencial de aprendizagem das crianças.
 Fonte:escolaparapais.no.comunidade.net/
POR: LEILA

Nenhum comentário: